domingo, 10 de junho de 2012

Como (sobre)viver com o pé quebrado

Hoje faz 2 meses que quebrei o pé (borda lateral da base do quinto metatarso), apesar de só ter o diagnóstico correto há menos de 1 mês. Em homenagem ao segundo mesversário do pé quebrado, estou a redigir esse post... Vou dividir minha experiência com você que está lendo agora.

O que muda na sua vida quando você quebra o pé?
Muda TUDO, porque você não faz absolutamente mais NADA. É pé pro alto e coluna em frangalhos, TV ligada e café na cama... e almoço na cama. Ah... jantar na cama tb. Pelo menos nos primeiros dias. Até voce começar a se acostumar com as muletas. No meu caso, não podia colocar o pé ruim no chão.

O que você precisa para quebrar o pé?
Basta ter o pé... Nessa minha vida super agitada (¬¬) de visita a médicos e fisioterapeutas, descobri que você não precisa fazer nada demais para quebrar um pé. Basta tê-lo.

O que você vai precisar depois de quebrar o pé?
  • 10 toneladas de paciência
  • 1 par de muletas
  • Bastante equilíbrio
  • 1  triângulo para apoiar o pé bem no alto (serve almofada, travesseiro)
  • 1 médico (ou 2 ou 3... até resolver seu problema)
  • Bota imobilizadora
  • Congelador potente (pq é gelo todo o tempo, o tempo todo)
  • 1 ou mais pessoas que te aturem   amem  e estejam dispostas a fazer tudo pra você. Tudo mesmo!!! Porque as coisas mais simples da vida não te pertencem mais. E o mau humor te consome!
  • 1 fisioterapeuta
  • 1 banco/cadeira no chuveiro - se puder ter barra de segurança é legal tb. Marido providenciou uma pra mim.
  • 1 mesinha de cabeceira. Vale um banquinho, uma caixa.... Algo em que voce possa depositar mil tranqueiras para facilitar sua vida, como remédios, copo d'agua, telefone, pente, creme hidratante... Tudo sem frescura.
  • Se preparar para sentir dor, muita dor... 

Estive no médico semana passada e ele me liberou para começar a andar sem a tal da bota. Me pareceu legal, mas nao é bem assim... É bom "passar de fase", mas a próxima é sempre mais difícil. Aprender a andar aos 30 é dose. E a dor é infinitamente maior que na fase anterior. 

Basicamente, é isso. No mais, não quebre o pé.

Ps.: É extremamente difícil a vida de um deficiente físico, já que tem sido pra mim, que só uso um par de muletas há 2 meses. É uma dificuldade andar de CARRO (imagina de ônibus!!!!), as vagas destinadas a cadeirantes estão ocupadas por pessoas sadias, as ruas são cheias de buracos, aguentar todo o peso do corpo no tronco e nos braços é sofrível, muitos lugares só podem ser acessados por escada. É desumano!

9 comentários:

  1. Nossa.... me identifiquei muito com vc.... estou passando a mesma situação...

    ResponderExcluir
  2. Oi. Quebrei o mesmo ossinho. Estava com esperança de ficar menos tempo nessa situação. Hoje é só meu segundo dia.

    ResponderExcluir
  3. FAZ 5 DIAS Q ACONTECEU ISSO COMIGO.
    Estou me sentindo a pessoa mais sofredora do mundo. Estou me locomovendo com muletas e com o imobilizador... tem coisas tão simples q parecem ser as mais dificeis de fazer. To bem cansada, e com muita dor debaixo dos braços por conta das muletas. Vai passar... estou bem esperançosa!!! Tudo o que vc relata me identifiquei completamente!

    ResponderExcluir
  4. Tambem estou passando pela mesma situacao,quebrei em dois lugares a nove dias,fiz cirurgia seis dias,ja estou ficando maluca,a gente pensa que e a unica foi bom conhecer outras historias pra nao se sentir pior!!!!

    ResponderExcluir
  5. me identifiquei...tb estou de pe para cima ...haja paciência...tenho vontade de arrancar o gesso....

    ResponderExcluir
  6. Dia 8 de julho quebrei a tíbia e a fibola...dia 17 fiz a cirurgia... estou de cama se data pra por o pé no chão.. vou casar dia seis de setembro. Não gostaria de entrar no casamento de muletas com o buque pendurado no pescoço. .. choro muito... sou autônoma... ainda tem as contas do casamento e mais minhas fixas... estou com medo de depressão. .. choro muito.

    ResponderExcluir
  7. Estou completamente sem paciência faz uma semana que quebrei o quinto metatarso, amanha vou trocar a tala pelo gesso , como é difícil depender dos outros para tudo. Cuido da cada e trabalho é horrível vc ver a bagunça e pedir colaboração e ser vista como chata kkkk não vejo a hr. Disso acabar mas perto que li ainda vai demorar.Fico no sofá com a perna para cima mas tala fica pegando bem no ossinho do lado é horrível, não desejo para ninguém isso. Mas vamos aguentando.

    ResponderExcluir
  8. Eu quebrei meu tornozelo na educação física da escola tenho 13 anos e realmente é muito ruim,já era pra eu ter tirado o gesso mais o hospital estava cheio(hospital público) então só vou retornar lá dia 18/11 semana que vem graças a Deus,e se Deus quiser vai dá tudo certo é muito ruim não poder andar e depender de todos pra tudo estou de muletas e já estou forçando o gesso um pouquinho pois já passou de 15 dias aprendi subir escadas ônibus mais é tudo bem complicado. Deus vai ajudar a gente boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  9. Como se não bastasse, quebrar um , eu consegui quebrar os dois pés. Af! Ninguém merece! me senti melhor ao perceber que todos se sentem como eu .

    ResponderExcluir